quinta-feira, 17 de abril de 2014

A NOITE DAS MIL PERDIDAS


17 de Abril de 1974

A imprensa desportiva – e não só! - lamenta a falta de sorte que o Sporting teve no jogo que disputou com os alemães, no Estádio José Alvalade, a contar para a 1ª mão das meias finais da Taça dos Vencedores de Taças. Mesmo sem Yazalde e Nelson, o Sporting dominou de tal maneira o jogo, que um jornalista titulou: A noite das Mil Perdidas.
O resultado foi um empate a uma bola, e a imagem marca o momento do golo marcado pelo defesa Manaca. O golo dos alemães foi marcado na própria baliza por um defesa sportinguista. Para cúmulo, Dinis desperdiçou uma grande penalidade.
A segunda mão disputa-se no próximo dia 24 de Abril em Magdeburgo.

Neste dia, mas no ano de 1965, Cristóvão de Aguiar, escreve no seu livro Relação e Bordo:

Sábado de aleluia, com repiques ao contrário dentro de mim. Acabei de embarcar com a minha Companhia Independente de Caçadores número oitocentos. Vamos com destino marcado para a Guiné. O Ana Mafalda vai cheio de carne para canhão e ainda se encontra atracado no Cais da Rocha. São três as companhias de caçadores e parte de uma companhia de comandos e serviços de um batalhão. No salão de primeira classe, há pouco, houve discursos e vinho do Porto e uísque e salgadinhos. Uma falta de respeito. Mal acabou a cerimónia, enfiei-me no meu camarote de primeira, pois então! Morra Marta, mas morra farta! Estou para aqui sozinho, lavado em lágrimas, enquanto outros oficias meus camaradas, talvez mais corajosos, se encontrem na amurada do navio nos últimos acenos de despedida. Puta de Pátria a minha!

Sem comentários: