terça-feira, 6 de janeiro de 2015

OLHAR AS CAPAS



O Primeiro Homem

Albert Camus
Tradução: Eduardo Saló
Capa: A. Pedro
Livros do Brasil, Lisboa, 1994

                                                                              19 de Novembro de 1957

Caro Monsieur Germain:

Deixei extinguir-se um pouco o ruído que me rodeou todos estes dias antes de lhe vir falar com todo o coração. Acabam de me conceder uma honra excessiva, que não procurei nem solicitei. Mas quando me inteirei da notícia, o meu primeiro pensamento, depois de minha mãe, foi para o senhor. Sem si, sem a mão afectuosa que estendeu ao garoto pobre que eu era, sem os seus ensinamentos e exemplo, nada de tudo isso teria acontecido. Não imagino um mundo com essa espécie de honra. No entanto, constitui uma oportunidade para lhe dizer o que foi, e ainda é para mim, e assegurar-lhe que os seus esforços, o seu trabalho e o coração generoso que sempre empregava ainda se encontram vivos num dos seus pequenos alunos que, apesar da idade, não deixou de ser o seu grato estudante. Abraça-o com todas as minhas forças.

                                                                                 Albert Camus

(Carta que Albert Camus enviou ao seu professor, Louis Germain, após o Prémio Nobel e colocada em anexo em O Primeiro Homem).

Sem comentários: