quarta-feira, 9 de outubro de 2019

OLHAR AS CAPAS


Este Homem É Perigoso

Peter Cheyney
Tradução L. de Almeida Campos
Capa: Cândido Costa Pinto
Colecção Vampiro nº  110
Livros do Brasil, Lisboa s/d

Nem mesmo Miranda Van Zelden podia afastar de mim o sonho que se me desenrolava na cabeça à esquina de Picadilly com Haymarket.
Era uma daquelas noites. Sabem o que quero dizer. Tudo corria bem e uma pessoa sente-se capaz de bater todos os adversários no jogo de aventura em que está metido. Sentia-me no tecto do mundo e não é muitas vezes que isso sucede.
Olhem para mim. O meu nome real é Lemmy Caution, mas tenho tido tantos outros que às vezes já nem sei se me chamo João Ninguém ou se sou Quinta-Feira. Em Chicago – aquele ligar que os rapazinhos sabidos chamam Chi, apenas para mostrarem que já leram um livro policial escrito por um fedorento qualquer que declara ter sido quase morto por um dos pistoleiros de Capone, mas que nem sequer sai de casa à noite com medo da sombra – costumavam chamar-me o «’Duas vezes» porque diziam que era sempre preciso acertarem-me duas vezes para me fazerem parar e noutros sítios onde os chuis mudam de cor quando pensam em mim chamam-me Toledo.

Sem comentários: