domingo, 17 de dezembro de 2023

OLHAR AS CAPAS


O Rio Na Treva

Papiniano Carlos

Capa: Armando Alves

Colecção Metamorfoses nº 16

Editorial Inova, Porto, Maio de 1975

Em silêncio contemplo o ciclope. Fito-lhe o rosto quadrado, cruzo o meu olhar com o ódio do seu olhar. «Levem-no.» E desço de novo

No pedaço de pátio, que vejo através da rede da janela gradeada, um guarda lê o jornal. É um homem ainda novo, usa bigode e tem o boné puxado para a nuca. Está todo debruçado sobre o jornal. Que lerá? Futebol? Anúncios?

Devem ser oito da manhã. Toco, chamo o guarda. Fumo o primeiro cigarro do dia. De sobretudo vestido (já faz frio, e aqui não há aquecimento), sento-me à mesa de pinho, abro as «Líricas».

«Junto de um seco, duro, estéril monte…»

Sim, já me deixam ler. Livros de estudo somente… E eu estudo, releio (tempo não me falta, agora) os clássicos. Lei devagar, tomo notas. Alguma coisa hei-de ganhar, aqui.

Sem comentários: