segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

OLHAR AS CAPAS


O Nome Que A Cidade Esqueceu

João Tordo

Capa: Hugo Milheiriço

Companhia das Letras, Lisboa, Novembro de 2023

Naqueles tempos, a vida era incrivelmente solitária. Não existiam redes sociais, nem telemóveis. O correio era lento. Para se fazer um telefonema, era preciso enfiar uma moeda na ranhura e rezar para que a ligação fosse bem-sucedida. Para se saber um número – de um restaurante, uma livraria, ou uma loja de animais de estimação -, recorria-se às Páginas Amarelas. Eu comprava cartões telefónicos num deli e ligava para casa aos domingos, escutando, a uma distância enorme, cheia de interferências, a voz da minha mãe. Parecia muito abalada, e eu não a censurava. Perguntava-me como era a América, e eu respondia que era um lugar maravilhoso. Os meus encontros sociais davam-se na lavandaria do senhor Fu, que ficava na esquina da rua do minúsculo apartamento que arrendei, no princípio de 1992, na 105 com a Columbus, quando deixei a residência Jeanne d’Arc.

Sem comentários: