quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

OUTROS NATAIS


Esta manhã, ao passar pela loja de plantas e flores da minha rua, deparou-se-me de chofre, dependurado no vidro da porta, um cartaz salpicado de neve escandinava com esta legenda, escrita numa língua imprevista (que afinal era norueguês): INGEN JUL UDEN BLOMESTER. (Nenhum Natal sem flores.)

E então aconteceu esta coisa extraordinária: sem o mínimo sentimento de espanto, como se ainda vivesse numa cidade norueguesa e não se tivessem esfumado quarenta anos de paixões e de morte, dei um salto no tempo e li o letreiro com a naturalidade de quem continuava a passear com lentidão medidativa pelas velhas ruas da Noruega.
Durante alguns segundos esses quarenta anos sumiram-se num poço de sombras e cosi o presente ao passado – com a sensação estranha de me terem ficado para trás vários dias por viver que, de vez em quando, vêm aquecer-me (ou gelar-me) os passos.

José Gomes Ferreira em Dias Comuns

Legenda: pintura de Diego Rivera

Sem comentários: