terça-feira, 12 de dezembro de 2023

CIDADÃO DE CORPO INTEIRO

«Como cidadão nunca renunciei um direito, nem que me custasse a fazenda, a vida, a pátria: tenho-o provado nos cárceres, no exílio, na miséria...

Como súbdito nunca faltei a uma obrigação: e não menos duramente asselei a minha lealdade...
Como português, nem um pensamento leve, momentâneo, – chegou a cruzar-me ainda no cérebro, de que não possa vangloriar-me à face do mundo...

Como funcionário público, quis a minha boa estrela que ainda não estivesse em lugar a que pudessem chegar nem as suspeitas da inveja…

Fraco homem de letras sou, não presumo delas; mas nunca prostituí a minha prosa numa mentira, os meus versos numa lisonja…»

Almeida Garrett, do discurso de 8 de Fevereiro de 1840 em Discursos Paralamentares

Sem comentários: