quarta-feira, 8 de maio de 2019

ETECETERA

 

Recortes do jornal Público de 27 de Abril.

1.

O sucedâneo de acontecimentos que envolveram a questão dos professores, mormente a ameaça de demissão do governo se a lei fosse aprovada na Assembleia da República, forneceu a surpresa de Marcelo Rebelo de Sousa não ter proferido qualquer palavra pública.

Marcelo nunca esteve tanto tempo calado. Nem quando foi operado.

2.

Os banqueiros querem pôr-nos a pagar pela utilização do Multibanco.
Assim se pronunciaram os presidentes executivos do BPI, Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco.

3.

Um rapaz de 13 anos não tem telemóvel porque a sua mãe não quer.

A mãe do rapaz chama-se Madonna e numa entrevista à Vogue britânica explica o porquê.

João Lopes no seu blogue Sound and Vision conta a história:

«Vou manter essa decisão por tanto tempo quanto possível, porque cometi um erro quando dei telemóveis aos meus filhos mais velhos aos 13 anos de idade. Na verdade, isso pôs fim à minha relação com eles. Não completamente, mas tornou-se uma parte muito, muito importante das suas vidas. Ficaram alagados em imagens e começaram a comparar-se com outras pessoas, o que é muito mau para a descoberta da própria identidade.»

4.

Quase um terço dos deputados da Assembleia da República nasceu depois do  25 de Abril de 1974.

5.

Há 28 freguesias, a maioria no interior do país e nos Açores, onde não nascem bebés há pelo menos cinco anos. O aumento da natalidade em 2018 ficou sobretudo a dever-se ao maior número de filhos nascidos de mães estrangeiras.

6.

 Opinião de Isabel do Carmo sobre Cavaco Silva, retirada de um artigo de opinião no Público:

«Trata-se de uma pessoa rancorosa, em que o ódio é que mexe os lábios e a língua, sem estatura intelectual e pessoal. Devem ser analisadas as suas acções e desígnios e avaliar e criticar uma personalidade que se considerou sempre intocável. Muitas vezes é gozado em termos que podem ser classistas. A questão não deve ser a dos tiques de classe. É de política que se trata e é como político que deve ser analisado e julgado.»

Sem comentários: