sexta-feira, 31 de maio de 2019

SARAMAGUEANDO


«Eu nunca tive uma formação jornalística, nem uma vocação jornalística, digamos; foi alguma coisa que tive de fazer contra vontade. E aí a regra mandava que se tinha de escrever à máquina. Devo algumas coisas ao jornalismo. Com certeza, do ponto de vista tecnológico devo isso. Como estava obrigado a escrever, enfim, com a velha caneta de tinta permanente, e tampouco com a esferográfica, porque me dá a ideia de que escreve mais depressa – ou que tudo escreve mais devagar do que aquilo que eu necessito. A minha máquina era uma máquina velhíssima, que tinha pelo menos 30 anos, uma Hermes Media, toda ela metálica.»

Parágrafo sublinhado da página 204 de Rota da Vida, José Saramago conversando  com jornalistas da Folha de S. Paulo, Maio de 1989.
Porque tive uma caneta de tinta permanente Parker.
Desapareceu.
Perdida? Roubada?
A pena que eu tenho daquela caneta…
Não mais tive outra igual.
Não mais terei.
Porque tive uma máquina de escrever, uma Erika, também toda ela metálica.
Escrevi pouco com ela.
Os tempos eram muito difíceis, e uma vez, o meu pai não tinha dinheiro para a renda de casa, e a máquina foi parar à Casa de Penhores.
Só passados muitos anos, juros pagos mensalmente, a recuperei.
Um destes dias, fotografo e coloco-a aqui.
The Story of My Life, como canta o Neil Diamond.

Legenda: máquina de escrever de Carlos de Oliveira, também uma Hermes, exposição mo Museu do Neo-Realismo, Outubro 2017

Sem comentários: