segunda-feira, 13 de maio de 2019

DORIS DAY (1922-2019)


Com 97 anos morreu Doris Day.
Intérprete de Que Sera, Sera, que aparece no filme de Alfred Hitchcock, O Homem que Sabia Demais, uma das canções da vida do meu pai, que também é a canção que a Aida cantava aos filhos e aos netos, e ainda a única canção que o Luís Miguel Mira se lembra de ouvir a mãe cantar:

«Curiosamente, é esta a única música que me lembro de ter ouvido tocada e cantada pela minha mãe, no seu belo piano Steinway & Sons. É provável que ela tocasse outras músicas (tocava, de certeza...), mas só me consigo lembrar dessa...

Ainda estávamos na nossa casa grande de Entrecampos, onde depois foi parar a Feira Popular. Quando saíamos dessa casa eu ia fazer 5 anos, pelo que estaríamos em 1958.

Com a mudança para uma casa mais pequena desapareceu o piano, que o meu pai mandou colocar num armazém da quinta de Moscavide, com a solene promessa de o ir buscar mais tarde, quando comprássemos uma nova moradia.

Uns anos depois a minha mãe, que continuava sem a sonhada moradia, foi dar com o piano meio destruído, cheio de teias de aranha, com gatos em cima e com as teclas de marfim retiradas.

E foi assim que a música desapareceu de minha casa, e do coração da minha mãe... Muitas décadas depois ainda me falava nisso, sempre com uma lágrimazita no canto do olho.

Se alguma vez fizer Cinema hei-de imaginar uma bela cena num salão enorme, com um grande piano de cauda colocado junto à janela e a mimha mãe a tocar. Os raios de luz a entrarem pela janela não lhe deixarão ver o rosto, mas ouvir-se-á a voz...

Que sera, sera...»



Sem comentários: