quarta-feira, 8 de maio de 2019

OLHAR AS CAPAS


O Ofício de Matar

Frank Gruber
Tradução: Mascarenhas Barreto
Capa: Lima de Freitas
Colecção Vampiro nº 159
Livros do Brasil, Lisboa s/d

Mort Murray fora a causa de tudo. Mort Mirray, o editor de cada Homem um Sansão, o livro que proporcionara a Johnny Fletecher e a Sam Cragg um modo de vida para tantos anos, Mort Murray, esse rochedo de Gibraltar, esse farol na costa rochosa, esse amigo-em-azar-é-amigo-sem-par.
Mort Murray desiludira-os. Na hora de aperto, desemparara Johnny Fletcher e Sam Cragg. Não pagara a renda e o xerife ferrara-lhe um cadeado na porta. Dessa forma, ficara impossibilitado de expedir os livros que Johnny encomendara, à cobrança, Pela Western Union.
E agora, Johnny e Sam vagueavam pelas ruas de Chicago, sem casa e cheios de fome. Tinham feito sonos intermitentes nas estações da Northwestern da Union, mas é impossível passar-se bem a noite naqueles sítios. Os bancos são duros e há sempre polícias e empregados a incomodar quem dorme.
As coisas corriam mal.
Silenciosamente, Johnny e Sam viraram para o Norte na Larrabee Street e silenciosamente também passaram pelos edifícios escuros das fábricas de North Side. Naqueles edifícios havia quem trabalhasse levantando barris, deslocando cestos e caixas de cartão e accionando máquinas estridentes. Chovia e nevava; por vezes, o vento uivava e, de outras, o sol brilhava esplendorosamente. Mas quem se encaixara entre aquelas paredes, alheava-se de tudo isso. Chegava-se ao trabalho às oito da manhã, labutava-se durante todo o dia e, às cinco horas, voltava-se para casa. As pessoas começavam a trabalhar nessas fábricas ainda muito jovens; rapazes e raparigas apaixonavam-se e casavam-se. Tinham filhos e estes, por sua vez iam trabalhar nas mesmas fábricas. Era fatal. Por vezes, esses operários mudavam de emprego. Saíam de uma fábrica e iam para outra. O trabalho era, pouco mais ou menos, o mesmo; o salário também, mas o horário nunca mudava

Sem comentários: