sábado, 16 de setembro de 2023

O OUTRO LADO DAS ESTANTES


A Biblioteca da Casa guarda num cantinho, uma quase dúzia de livrinhos a que o meu pai chamava os minorcas. Minorcas no sentido do tamanho, note-se.

Este é um desses livrinhos: Dictionnaire Abrégé de La Fable da autoria de Chompré.

O livro foi impresso em Paris em 1828 para Chez Mmme Dabo-Butschert de La Librairie Stéréotype, na Rua du Port-de Fer nº 14.

Terá sido de utilidade este Dicionário Resumido de Fábulas.

O meu avô, um encadernador amador, colocou-lhe esta capa.

Alguns livros têm encadernações feitas pelo meu avô. A mais polémica é a de A Fanga do Alves Redol.

Tanto quanto se pode ver pela Assinatura de Posse, o meu pai terá comprado este útil Dicionário Resumido de Fábulas em 1930.

Muitos livros da Biblioteca da Casa têm assinatura de posse. Nos livros que, então, me foram oferecidos também passei a colocar a minha assinatura.

Mais tarde o meu pai disse-nos que isso era um tanto ou quanto estúpido.

Os livros podem ser sublinhados, anotados mas não têm nada que ter o nome do proprietário. A matéria, na altura, fugia-me um tanto ou quanto ao entendimento mas considero-a inteiramente válida. 

Sem comentários: