quinta-feira, 21 de setembro de 2023

SALA DE ESTAR

Teu sonho tem a forma de um navio,

inesperadamente enraizado

entre pólipos, limos, rapazio

do cais abandonado.

 

Para a viagem que não há, arvora

o negro pavilhão das aventuras.

– Vê-lo-ás partir um dia, no remanso da aurora,

sereno recendo o vento nas amuras.

 

Onde irá naufragar? A que praia distante

irá fazer aguada num domingo de sol?

A que estranha paisagem a brisa do levante

o levará, talvez? A que pérfido atol?

 

 (Entanto, só navio

 moldura da sala,

é quase o desafio

de quem conhece e cala.)

 

Daniel Filipe, de A Ilha Imaginada em Pátria, Lugar de Exílio

6 comentários:

fkl disse...

Nem sempre consulto o blog mas associo sempre ao blog Guedelhudos dos bons tempos. Um dia encontrei o postal de natal da loja "Tintim Por tintin" e mandei a sugestão para o site Tintim em Portugal. Associei o espaço da loja ao local da exposição efectuada em 1990 embora nunca lá tenha ido. Tem ideia do ano em que comprou o postal e de que tipos de produtos é que a loja tinha (sobretudo associados a Hergé?). Obrigadio.

Sammy, o paquete disse...

Antes de tudo, obrigado pela referência aos «Guedelhudos». Ainda há dias, entre amigos, vieram à memória esses tempos. Foi com enorme pena que assistimos ao findar de um interessante projecto de convívios e troca de conhecimentos de música e tudo o que em redor da música acontece.
Mas o Luís Pinheiro de Almeida entendeu que os blogues já estavam fora do tempo e o que dava era o «facebook» e não foi possível, apesar de algumas tentativas, reavivar os «Guedelhudos».
Quanto ao que nos coloca não vemos como podemos ajudar. Por aqui não encontramos qualquer referência a esse postal do Tintim. Deverá encontrar-se, possivelmente nos «Guedelhudos». Para além dos Beatles, o Luís é um colecionador de tudo o que diz respeito ao Natal.
Se nos der mais alguns elementos (datas, etc.) poderá ser que possamos ajudar.
Abraço.

fkl disse...

só coloquei aqui porque era um postal antigo e podia passar despercebido. https://caisdoolhar.blogspot.com/2010/12/e-permitido-afixar-anuncios_27.html

Sammy, o paquete disse...

As primeiras palavras são um pedido de desculpas por o postal do Timtin não ter sido encontrado. Andámos perdidos no mundo das etiquetas do blogue e só visitámos os Postais e os Postais de Natal, a memória não nos fez lembrar que o assunto era a permissão de publicar anúncios.
O postal trouxe-o do Cinema King, aquelas estantes de postais que existiam nos cinemas, em pubs e em alguns cafés, tudo num tempo em que havia cinemas fora dos circuitos dos centros comerciais e em que havia pubs e cafés à antiga.
Nunca cheguei a ir à Loja da Rua do Século, apenas a ideia de passar por lá. Possivelmente já não existirá, assim como uma loja do Tintim em Belém, de um casal de franceses, que encerrou portas durante a pandemia Há uma na esquina da Avenida de Roma, perto do hotel, também é cafetaria, mas parece, segundo as muitas reclamações no site, que não funciona muito bem.
Fechamos com o pedido de desculpas de não podermos ajudar e os agradecimentos pela amável visita.
Abraço

fkl disse...

Ter guardado e publicado para o mundo o dito postal já foi muito importante. Depois deu para associar com a exposição de 1990 que teve o mesmo nome e ficava nesse local. Seria daqueles postais gratuitos (tipo postalfree nas que houve em vários modelos)? Será que a parte de trás do postal é em branco ou tem alguma coisa. Obrigado postal de outra loja: https://tintinemportugal.blogspot.com/2023/09/pop-in-objectos.html

Sammy, o paquete disse...

Sim, eram aqueles postais gratuitos fazendo publicidade a tudo e mais qualquer coisa.
Já lá vão uns aninhos, e não encontrando o postal nas diversas Caixas dos Postais da Casa, arriscamos dizer que a parte de trás estaria em branco.