quinta-feira, 21 de abril de 2011

PORREIRO, PÁ!


Da serenidade do povo, falava, numa frase que ficou para a História, Pinheiro de Azevedo, o almirante sem medo.

No pântano em que nos meteram, há quem se espante, se entristeça mesmo, face à resignação, à apatia que os portugueses vêm demonstrando.

Gozemos as férias pascais, este 25 de Abril, a uma segunda-feira, caiu que nem ginjas, depois logo se verá se os políticos, os partidos, nos arranjam saídas, apontam caminhos.

Só que se esquecem que, quem devia andar a pensar em caminhos para enfrentarmos  a crise, salvar a economia, qualquer coisinha, apenas se preocupam com as eleições de 5 de Junho.

A guerra das sondagens, essa negociata que vale o que vale, já começou.

Marcelo Rebelo de Sousa já veio dizer que aproximação do PS ao PSD começa a ser perigosa:

"O PS está a subir um pouco, o PSD a descer outro tanto. É preciso travar e inverter esta tendência. Já não pode deixar aproximar mais porque começa a ser perigoso."

Muita coisa se pode dizer de José Sócrates, mas de falta de esperteza, mesmo que seja saloia, é que não.

Tendo memória, sabe que Cavaco Silva, enquanto primeiro ministro se afundou quando resolveu, numa terça-feira de Carnaval, não ter dado, ao funcionalismo público,  tolerância de ponto, pelo que determinou e mandou publicar que hoje, quinta-feira santa, havia rtolerãncia de ponto.

De imediato, Pedro Passos Coelho, desde a sala de estar da sua casa em Massamá, disse que o governo deu um mau sinal, um sinal negativo:

"Eu creio que o Governo fez mal quando concedeu esta tolerância de ponto. Já temos um fim de semana bem prolongado, que começa com a sexta-feira de Páscoa, com a sexta-feira santa, e que vai até ao 25 de Abril, que calha a uma segunda-feira, e, portanto, o país não precisava, numa altura em que está a pedir a toda a gente na Europa que o ajude porque não é um país ainda suficientemente competitivo, porque não somos suficientemente produtivos”.

Perante esta posição, o ministro da presidência contrapôs que o governo concedeu a tolerância de ponto “como  é tradicional, fosse qual fosse a cor política do Governo, inclusivamente em executivos liderados pelo PSD e em anos de recessão. Temos que ver as declarações do líder da oposição a propósito desta matéria apenas como mais uma declaração de oportunismo em período de campanha eleitoral”

Pedro Tadeu no “Diário de Notícias” de hoje:
“Não podemos exigir aos políticos que sejam uns anjos. Mas olhar para este panorama que estamos a viver e esperar que daqui saiam líderes capazes, verdadeiros estadistas, isso sim, é ser totalmente anjinho.”

No meio de todo este desvario e, segundo o “Público", Pedro Passos Coelho, afirmou que já tem na cabeça a composição do Governo que pretende formar se ganhar as eleições legislativas de 5 de Junho.

Pode ser que amanhã não chova.

Legenda: Imagem de Munch Golgotha

Sem comentários: