Os jornais de 30 de Abril de 1974, nas suas primeiras páginas, apelavam à serenidade do povo português nas comemorações do 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
Na 1ª página do “República” podia ler-se: “Só a disciplina dos Homens Livres destrói a “disciplina” do medo!”. Nas páginas centrais um outra frase: “A disciplina é a arma do Povo contra a opressão.”
Na 1ª página do “Diário Popular”: “O 1º de Maio é teu: conquistaste-o. Não deixes que possíveis provocadores alterem o dia que será uma festa de todos!”
O “Diário de Lisboa” lembrava que, no 1º de Maio, as padarias e os depósitos de pão estavam encerrados: e colocava em título:
“COMPRE HOJE O PÃO DE AMANHÔ
Diversas empresas faziam publicar anúncios de que iriam estar encerradas no 1º de Maio.
Foi sol de pouca dura. Passados os tempos de festa, o patronato mandou às malvas o 1º de Maio.
Hoje, 37 anos depois do 25 de Abril, nas lojas da cadeia “Pingo Doce” do Sr. Jerónimo Martins, bem à vista, podia ler-se:
Volto a José Saramago:
Sentir-me-ia um irresponsável celebrando qualquer coisa de que eu não posso ver nenhum sinal, porque tudo o que o 25 de Abril me trouxe desapareceu e não me digam que é porque temos a democracia, a malta sai à rua com os panos a dizer “25 de Abril sempre” mas onde está ele? Digam-me por favor o que é que ficou, mas digam-me concretamente. Nada…
Para além do 1º de Maio, o destaque das primeiras páginas ia para a chegada, ao Aeroporto da Portela, após um exílio de 14 anos, de Álvaro Cunha, secretário-geral do Partido Comunista Português.
Na 1ª página de “A Capital”, ao fundo à direita, uma fotografia da ex-comissária da Mocidade Portuguesa Feminina a fazer a entrega das instalações a José Tengarrinha, representante do Movimento Democrático Português. A ocupação verificava-se após decisão da Junta Nacional de Salvação.
Na sua página de espectáculos, o “Diário Popular” publicava a seguinte notícia:
“O conhecido locutor Henrique Mendes, da RTP, encontra-se doente, na sua residência, desde meados da semana passada. Após recurso a uma radiografia, o dr. Silva Rocha diagnosticou uma hérnia discal, pelo que terá de ser submetido a demorado tratamento”
Sem comentários:
Enviar um comentário