sábado, 16 de março de 2019

OLHAR AS CAPAS



Barranco de Cegos

Alves Redol
Capa: João da Câmara Leme
Colecção Contemporânea nº 29
Portugália Editora, Lisboa s/d

«-Quem falou bem foi o padre Vieira, meu velho: «Nem os reis podem ir para o paraíso sem levar consigo os ladrões, nem os ladrões podem ir ao inferno sem levar consigo os reis». Os reis de agora são os industriais… É com eles que a coisa se entende. Ou n-não?!...
-Exageras. Somos todos necessários, Diogo Relvas.
- Não me digas que os ginetos fazem falta nas capoeiras… A não ser para os próprios ginetos, claro. É um regabofe!
- Todos somos ginetos e galinhas. Um pouco de cada coisa…
- Prefiro as coisas estremadas. Odeio, digo bem, odeio o sindicato financeiro que nasce na tramoia, vive dela e morre de verdade. Arrastando na morte toda a gente de boa fé que acreditou nesses balões cheios de ar. Os políticos gostam disso, é bem de ver. Precisam de lugares nos conselhos de administração.
- Precisamos dos políticos, Diogo relvas.
- É uma opinião que já tive e da qual começo a descrer. Se o parlamento só serve para atiçar as fogueiras já acesas, acabe-se com ele. Quando uma semente não dá bem numa terra minha, faço uma coisa imediatamente: mudo de semente. Se o liberalismo já não nos serve, acabemos com ele.
- Não será fácil. O liberalismo deu-nos vantagens…
- Mas agora leva-nos o que nos deu e o que já tínhamos antes, arrastando tudo para o caos. Por mim começo a pensar que nos faz falta uma monarquia absolutista. Para grandes males só os remédios rijos; doutra maneira não vamos lá- Que se vão os anéis, mas que fiquem os dedos. Precisamos de qualquer coisa que ponha ordem nas pessoas e nas almas…
- O mundo evolui, Diogo Relvas. Com sacrifício de muita coisa, é evidente. O nascer de qualquer coisa é sempre difícil…
- O mundo evolui seguindo a vontade dos homens, meu velho. É nisso que eu creio. Se agente pactua e hesita e hesita, aí vamos todos na enxurrada.
- Vivemos na Europa.
- Podemos sair dela, meu caro Pereira. Faça-se um cordão sanitários nos Pirinéus.
- Não é fácil… Precisamos de fazer o inverso. Criar riqueza exportável».

Sem comentários: