domingo, 24 de março de 2019

OLHARES


Na sua crónica no Diário de Notícias, Maria do Rosário Pedreira lembra o Catecismo Nacional, na capa uma imagem de Jesus falando às crianças, e nele se podia ler o aviso de que Deus estava em toda a parte e tudo via.

Lembro-me dessa lenga-lenga ditada pela malta da rua que ia à catequese do Senhor Magalhães ma Igreja da Penha de França.

Eu jogava a bola da rua, fiquei longe dos ensinamentos.

Muito mais tarde, quando as grandes desgraças aconteciam aos homens.
sempre me perguntei onde estava Deus.

É nisso que penso quando olho as imagens trágicas das cheias em Moçambique.

Uma vez mais.

E Deus?

 Onde está?

Tentam dizer-me:

Deus não é silencioso. Nós é que somos surdos.

Mas continuo a olhar as imagens das cheias de Moçambique.

As de hoje.

Poderiam ser as de Fevereiro do ano 2000 e lembrar as palavras de Mia Couto:

Nestes 19 anos, o que fizeram os homens por todos os Moçambiques-em-tempo-de tragédia espalhados pelo Mundo?

Que caminhos tomaram as solidariedades de então?
E as solidariedades de agora, que caminhos vão percorrer?

E Deus, está mesmo em toda a parte e tudo vê?

Sem comentários: