quinta-feira, 7 de março de 2019

OLHAR AS CAPAS


Folhas Soltas da Seara Nova
(1929-1955

Irene Lisboa
Antologia, prefácio e notas: Paula Morão
Capa: reprodução de uma aguarela de Lisboa de Carlos Botelho
Biblioteca de Autores Portugueses
Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, Abril de 1986

Um dos meus defeitos, das minhas virtudes, das minhas disposições, enfim, é este de olhar, de me demorara sobretudo a olhar, e até mesmo a ouvir, e depois ter uma ideia… uma ideia sem base nenhuma, uma fantasia, um disparate de ideia. Por exemplo: olho por aí fora… distraída não estou, mas olho; lanço a vista por cima dos telhados inchados das boas casas da minha vizinhança. Está um dia nevoento. Pouca coisa vejo. Mas uma palmeira que se baloiça e se despeja para além deste meu mais próximo telhado, toda em fios soltos e esbranquiçados, movediços, dá voltas comigo; instalo-me nela. E à sua custa quero-me tornar lembrada de velhos gostos, de passadas idades. E tanto quero como deixo de querer.
Quero, e talvez não possa…

Sem comentários: