segunda-feira, 16 de novembro de 2015

OLHAR AS CAPAS



José Saramago: Aproximação a um Retrato

Baptista-Bastos
Capa: Emília Abreu
Publicações Dom Quixote, Lisboa, Outubro de 1996

Se disser escritor comunista isso significará, talvez, que sou um escritor preocupado em fazer passar aquilo que é a mensagem – usemos esta palavra gasta – do comunismo. Se dissesse que sou um comunista escritor, então seria um comunista que tinha decidido ser escritor para fazer passar essa mesma mensagem. Eu prefiro dizer que sou uma pessoa que é, ao mesmo tempo comunista e escritor. E que, se é preciso meter aqui uma ordem, então a ordem teria de ser necessariamente cronológica. Comecei a escrever aos 25 anos. O meu primeiro livro saiu nessa altura, quando eu ainda não era comunista, portanto parece-me que comecei por ser escritor. Mas também é certo que os meus livros mais importantes vieram quando eu já era, formalmente, militantemente, um comunista.

Sem comentários: