quarta-feira, 13 de novembro de 2024

É PERMITIDO AFIXAR ANÚNCIOS


A Frenesi Loja tem à venda «Redações da Guidinha» de Luís de Sttau Monteiro.

É este o anúncio:

 

[LUÍS DE STTAU MONTEIRO]

ilust. Luís Osório

 

Lisboa, 1971

Edições Ática, S. A. R. L.

1.ª edição (em livro)

195 mm x 181 mm

136 págs.

ilustrado

exemplar estimado, pequeno restauro na contracapa; miolo limpo

35,00 eur (IVA e portes incluídos)

Entre 1969 e 1980, primeiro no suplemento «A Mosca» (Diário de Lisboa) e, depois do 25 de Abril, n’O Jornal, este alterego traquina e desbocado de Sttau Monteiro não deu tréguas ao Portugal sensaborão e reaccionário, em crónicas fingidamente pueris, curtas e demolidoras dos poderes vigentes. Aqui reunidas, temos apenas uma amostra dentre elas, publicadas durante os anos 1969-1970; uma segunda série virá a lume, nas edições em livro do semanário O Independente, por mão de Vasco Rosa / Helena de Gubernatis, somente em 2004.

pedidos para:
pcd.frenesi@gmail.com
telemóvel: 919 746 089   [chamada para rede móvel nacional]


Um livro interessante que colocou, na mais que cinzenta primavera de Marcelo Caetano, um toque de humor e crítica aos quotidianos que nos assistiam, em redor de redações escolares de uma moça moradora no Largo da Graça. 

Ou como se lê na contracapa: «A condição humana vista através do incisivo humor duma pequena personagem encantadoramente maliciosa e irreverente que observa, comenta, vibra – e faz vibrar quantos a conhecem.»

Começa assim:

«Ora cá estou eu Guidinha em tudo menos nos papéis porque nos papéis sou Margarida Peixoto para falar dos homens pais que são os homens piores que eu conheço são tão ruins que eu tenho pena de ter Mãe e Pai antes queria ter duas Mães eles são tão ruins que até fingem que a gente não existe quando eu ando na escola a escrever os nomes dos namorados das vizinhas nas paredes sim que não segredo nenhum toda a gente sabe que a D. Mécia do segundo anda embeiçada pelo careca da sapataria aparece sempre alguém que pergunta «pst ó menina quem são os seus pais?» o que eu queria dizer é que ninguém me pergunta «pst ó menina quem são as suas Mães»?

As redacções da Guidinha foram publicadas por Luís de Sttau Monteiro no suplemento A Mosca no Diário de Lisboa. de 1969 a 1970.

Legenda: pormenor da capa das Redacções da Guidinha, ilustrada por Luís Osório.

Sem comentários: