Uma ida a Benfica, para uns tremoços com amigos, fez-me lembrar o restaurante “A Travessa do Rio”, onde alguma vezes, almocei com o Dr. Manuel Guimarães. Ouvi-lo falar sobre comida, outras coisas, era um prazer, que não consigo pôr em palavras. Coisas que ficam cá dentro e, pensar nelas, como diz a canção, trás sempre uma lágrima ao canto do olho.
Gostava que o arroz, qualquer um, fosse mesmo malandrinho, comia-o com uma colher e de olhos fechados.
Trabalhámos na Junta de Benfica.
A meio da tarde, um intervalo para uma bujeca no bar da piscina.
Histórias e mais histórias e a alegria com que falava do “Congresso das Sopas”, que todos os anos se realiza em Tomar, e de que foi obreiro e incansável dinamizador.
Ficámos de lá ir um dia mas, por isto ou por aquilo, nunca se concretizou.
Mas um dia terá que ser: porque há muitas maneiras de encontrar os amigos que partiram.
“A Travessa do Rio” tem na sua ementa diária, um “Bacalhau à Dr. Guimarães”, que é uma homenagem a este homem da cultura, da gastronomia, do turismo, a um amigo do coração.
8 comentários:
É um belo restaurante!
Ainda na passada 3ª feira lá almocei. Estava lá o Calado, velha glória do Benfica...
Aliás, deve ser um ponto de encontro. Sempre que lá vou, encontro algum antigo jogador do Benfica. Agora que já são velhotes, gosto de os ver e não lhes levo a mal... Mas se tivesse o azar de encontrar o Cardozo ou o Carlos Martins, dava meia volta e vinha-me embora...!!!
Bjo
O Xico lá em 2010?
O Calado que o nosso leitor refere, é José António Calado que, em 1995, saíu do Estrela da Amadora para Benfica, onde chegou a ser capitão de equipa e onde permaneceu até ao ano 2000, altura em que rumou para o Bétis de Sevilha.
Muito obrigado pela visita.
Aida
Tem a certeza?
Ou seja, que o Miguel se está a referir a esse, velha glória do SLB!!!
Não pode ser outro.
Francisco Calado morreu em 5 de Fevereiro de 2005 e, tanto quanto a memória permite lembrar, não estou a ver outros Calados que no Benfica se tenham evidenciado
Em 2010 o Miguel só pode ter visto um fantasma Aida!
O xico além de ter andado comigo ao colo,foi o homem que me levou ao altar,não era meu pai mas fê-lo como se o fosse.
Francisco Antero Perdigão Calado Ribeiro :-)
E se estou viva a ele o devo, Aida!
Olá Sra. Karocha. Conheci S. Calado em 1982, quando me convidou para ir jogar futebol pelos juvenis do Benfica. Gostaria de retomar contato com os dois filhos e o enteado dele. A senhora, por acaso teria os dados de contato deles? Se os tiver, por gentileza envie-me por email. Meu email é andrevictoriadasilva@hotmail.com.
Antecipadamente grato!
Enviar um comentário