quinta-feira, 27 de maio de 2021

OLHAR AS CAPAS


Mamute

Nº 2, Primavera 2021

Director e Editor: Gonçalo Mira

Textos de:

Mariana Rezende Pinto

Carolina Ferreira Baptista

Margarida Ferra

Miguel Szymanski

Yara Monteiro

Capa: Ana Freitas

Revista Mamute. pt

 

A vida é uma corrida, por isso se fala em curriculum vitae. Tive de enviar muitos. No jornalismo não conseguia trabalho. Se fosse necessário, iria arranjar jardins ou conduzir um táxi. Mas tinha de sair de Portugal, como tantos outros da minha geração e outros tantos mais novos e mais velhos. Candidatei-me para escrever textos para uma empresa de leilões de instrumentos de corda antigos em Konstanz. Como prova de admissão, pediram-me um texto sobre um violino Mittenwald do século XIX. A directora da leiloeira ligou-me e perguntou-me quanto queria ganhar. Tinha feito as contas, para sustentar a família – entretanto casara e já tínhamos duas filhas -, numa cidade tão cara precisava pelo menos de dois mil euros por mês. Foi o que pedi. A senhora disse-me que por menos de 1.500 arranjava um colaborador doutorado em História de Arte.

(Do texto A manta Amarela de Miguel Szymanski).

Sem comentários: