sexta-feira, 16 de março de 2018

DIGAM-ME QUE ELE VOLTOU...


Hoje, terminamos a viagem, começada a 23 de Outubro do passado ano, que fizemos por algumas das páginas deste delicioso livro de Antoine de Saint-Exupéry: O Principezinho.
A importância das pequenas coisas, o essencial, aquilo que é invisível para os olhos, coisas que as pessoas facilmente esquecem:
«Se queres um amigo, cativa-me.»
Perguntou, então, o principezinho o que significa cativar e a raposa respondeu-lhe:
«Significa criar laços.»
A aguarela de Antoine de Saint-Exupéry que acima se reproduz, é a última e estas são as últimas palavras do livro:

Esta é, para mim, a mais bela e a mais triste paisagem do mundo. É a mesma paisagem da página anterior, mas desenhei-a uma vez mais para vo-la mostrar. Foi aqui que o principezinho apareceu pela primeira vez sobre a terra e depois desapareceu.
Olhai atentamente para esta paisagem para terdes a certeza de a reconhecer, se algum dia viajardes em África, no deserto. E, se acontecer passardes por lá, suplico-vos, não vos apresseis, esperai um pouco, mesmo por baixo da estrela! Então, se uma criança se aproximar de vós, se rir, se tiver cabelos de oiro, se não responder quando a interrogardes, adivinhareis bem quem é. Sede amáveis então! Não me deixeis assim triste: escrevei-me depressa a dizer que ele voltou…

Sem comentários: