quinta-feira, 29 de março de 2018

MALEITAS DE SE LHE TIRAR O CHAPÉU...


Ainda estamos com a carta que Mário-Henrique Leiria enviou a «Isabelinha, a doce menina do sorriso bonito».
Falava do espírito de Natal, mas também disto:

Tive fortes complicações, como deves supor, daí o não te ter escrito. Por os sítios onde andei fazendo “férias”, agarrei uma série de maleitas tropicais e sub-tropicais de se lhe tirar o chapéu, Assim apesar de ter conseguido recuperar-me mais ou menos, fiquei com um joelho (o direito) e um pé (o esquerdo) totalmente desarranjados, coisa que de vez em quando não me permite dar um passo e me chateia incrivelmente com dores. Creio que ficarei coxeando para o resto da vida, o que já não é nada mau, visto que sempre é andar. A mão direita de vez em quando fica do tamanho de um barril e, zás, não consigo nem pegar num lápis e o ombro esquerdo, por espírito de equipa, faz o mesmo. Bem, podia ser muito pior…
Passei também um período de fome, daquela que só se encontra nos romances neo-realistas de má qualidade. Fome mesmo, fome total… mas não morri. Quando voltei a esta santa cidade, a única coisa que arranjei foi vender de porta em porta. E agora vê lá tu o digno exemplo moral que eu sou: ao fim de seis meses tinha subido de vendedor de porta em porta a gerente técnico da Editora! Muito bonito! Passei por lay-out man, por art-director e agora aqui estou manobrando o departamento gráfico, contactos com litografias e tipografias, arranjos gráficos e etc. Eis um exemplo muito moral para ser citado no livro único da 3ª classe! Assim tenho um quarto numa casa de italianos e até almoço! E, às vezes, janto! Espantosos! É claro que todas estas histórias poderiam ser contadas longamente, com tragédia e muita dignidade mas, como sabes, não tenho jeito nenhum para isso. E é bom estar vivo, continuar a lutar, saber que existem muitas meninas como a Ann e muitas mamãs maravilhosas como tu.


Legenda: fotografia de João Freire em Lisboa ao Voo doPássaro

Sem comentários: