sábado, 10 de março de 2018

OLHAR AS CAPAS



O Ressentimento dum Ocidental

Alexandre Pinheiro Torres
Prefácio: Helder Macedo
Capa: J. Matos
Colecção Círculo de Poesia nº  101
Moraes Editores, Lisboa, Janeiro de 1981

O Poeta Não sabe

Talvez as palavras nada mais digam do que
as letras que as compõem     Uma jornada
através de um discurso familiar? Um poema
para ser cantado ou lido de pé? Como?

Noites e noites aguento o vosso olhar parado
Lâmpadas das ruas    braille no escuro
Como lê-lo? No poema todas as portas
estão abertas e fechadas    Sento-me com ele

longamente    Melhor: sentemo-nos    Há um
tempo imenso agoniava-me essa montanha
Alimentar todas as bocas do mundo? Agora
ouço apenas uma palavra de lâmpadas

que me acena da rua    Dependuro-me das
árvores como um pássaro    É densa a
floresta de luz    Uma criança dorme ignorante
da noite    Sou eu…. Apenas eu    E não sei braille

Sem comentários: