quarta-feira, 9 de agosto de 2023

O OUTRO LADO DAS CAPAS


 Quero dizer-vos que um destes dias apanhei um enorme susto.

Fui à estante da Biblioteca da Casa para consultar o Isto Anda Tudo Ligado do Eduardo Guerra Carneiro e não o encontrei.

Fora do sítio? Emprestado?

Há livros que não empresto mesmo e se por qualquer razão isso acontece, sei bem a quem o empresto.

Comecei a suar frio.

Onde o terei deixado?

Passaram-se os dias e antes de chegar a qualquer alfarrabista, telefonei ao José Antunes Ribeiro se ainda, perdido pelo armazém, tinha algum exemplar.

Da 1ª edição nada resta, mas em 2015 reeditou o livrinho e existem alguns exemplares.

Pedi que mo enviasse pelo correio e passados uns dias, o carteiro bateu à porta.

Voltei a relê-lo num curtíssimo golpe de asa.

Um enorme livro!

Tudo isto se passou há três anos.

Ontem, a mexer numa pasta de papelada antiga, fui dar com o meu velho livrinho  de capa vermelha do Isto Anda Tudo Ligado do Eduardo Guerra Carneiro, possivelmente, a fazer de marca para qualquer coisa  que eu consultei.

Como foi possível?

Acreditam que chorei, eu que até não sou de lágrima fácil?

Se a felicidade é possível, acreditei que é o que agora sinto.

A 1ªedição custou-me, à data de saída, 25 escudos, qualquer coisa como 1,25 euros, a 2 ª edição custou-me 10 euros, mais os portes de correio.

O livro está dividido em duas partes:  «Jardim de Alguns Objectos e Coisas Reais» com 11 poemas e «Isto Anda Tudo Ligado», maravilhosos textos curtos.

Ambas as capas são vermelhas.

Dado o tempo que decorreu, já lá vão 53 anos, caramba! como estou velho, o vermelho  está um tanto ou quanto desmaiado.

Termino esta feliz nota, copiando no Nota que o Editor, José Antunes Ribeiro, entendeu deixar nesta nova edição do livro do Eduardo:

 «Em Janeiro de 1970 este ISTO ANDA TUDO LIGADO, de Eduardo Guerra Carneiro deu início às edições da Ulmeiro, livraria e editora que aparecera um mês antes.

Esta reedição, numa pequena tiragem, numerada e assinada pelo editor, é dedicada à memória do Eduardo Guerra Carneiro que partiu no dia 2 de Janeiro numa hora triste de desespero e desencanto.

O título deste livro anda por aí dito e redito ao mesmo tempo que a memória do poeta é silenciada e ignorada.

Este foi o primeiro livro da Ulmeiro. Um grande livro. Um grande poeta, um grande jornalista. A falta que me fazes , Eduardo. Tinha uns projectos para discutir contigo. “Um dia destes falamos”! Pois é…

ISTO ANDA TUDO LIGADO.

José Antunes Ribeiro»

2 comentários:

Luis Eme disse...

Um grande livro e um enorme título.

O Eduardo nunca deve ter pensado que este título se manteria vivo para todo o sempre, porque de facto, é difícil "desligar" todas estas ligações que nos cercam...

E ainda bem que a primeira edição apareceu, Sammy. :)

Sammy, o paquete disse...

Isto Anda Tudo Ligado também é uma canção muito bonita do Sérgio Godinho.
Saber também que se pode chorar por alguns livros perdidos. Mas este apareceu e também deu para choro, eu que não sou de lágrima fácil... mas a velhice vai apertando...
Abraço