sábado, 21 de abril de 2018

A MINHA INACREDITÁVEL IGNORÂNCIA


Carta de António José Saraiva, datada de 1 de Dezembro de 1963, para Óscar Lopes:

Meu Caro

Escrevo-te já do hospital. A operação deve ser depois de amanhã (terça-feira). Entretanto tive alguns dias de descanso que o corpo e os nervos me andavam a pedir há muito tempo. É uma ocasião para ler, e a posição horizontal é para mim extraordinariamente estimulante sob o ponto de vista mental.
Uma das coisas que me acontece ultimamente é estremecer com a minha inacreditável ignorância. A verdade é que não conheço – e sobretudo não conhecia ainda há alguns meses – obras fundamentais, e por exemplo, só há muito pouco tempo me dei realmente conta do que é a literatura. Com algumas excepções, achava-me na situação de alguém que conhece as biografias dos músicos, as datas das inovações técnicas, etc., mas não ouve, não entende a música.

Sem comentários: