sexta-feira, 8 de abril de 2022

A IDEIA DE PROGRESSO DE MIA FARROW

Estou cansado, ou como diria o Mário-Henrique Leiria: «realmente estou muito chateado».

Voltei a pegar na biografia do Woody Allen.

Ao acaso.

Páginas em que ele anda às voltas com Mia Farrow, o amor de uma vida, também o seu pesadelo, o seu inferno.

Nunca entendi – estas coisas também não são para entender, porque não há explicações possíveis, – aquela pancada pela Mia Farrow, muito mais quando ele adorou andar com a Diane Keaton, teve «um breve romance» com a irmã Robin, «teve um curto caso» com a outra irmã, Dory, para concluir que «as três irmãs Keaton eram mulheres belas e maravilhosas, bons genes naquela família, protoplasma digno de um prémio».

A página onde desaguei é a 253:

 «Num restaurante chinês, sugeriu subitamente que nos casássemos. A sugestão apanhou-me a meio de um crepe e pensei que ela talvez não tivesse posto as lentes de contacto e me tivesse confundido com outra pessoa. Quando me apercebi de que estava a falar a sério, disse-lhe que, além de estarmos a sair há pouco tempo, via o casamento como um ritual desnecessário. Já tinha sido casado duas vezes, tal como ela, e tinha aprendido com o passar dos anos que, se a relação funciona, funciona, mas que um pedaço de papel vinculativo não ajuda nada a reforçar o amor nem a rectificar uma situação que tenha azedado. Tinha todo o gosto em estar numa relação com ela, mas não sendo pessoal, simplesmente não me entusiasmava a ideia de a registar. Depois acho que caí no discurso das damas de Nixon e cantei «Old Man River» de o Barco das Ilusões. Como é óbvio, ficou visivelmente irritada por ouvir a minha recusa. Retirou a oferta em tom petulante e fez alguns comentários sobre eu estragar as coisas, pelo que imaginei que ela queria dizer que nos tínhamos conhecido, namorado, gostado um do outro, e que de repente eu não estava disponível para avançar. A sua ideia de progresso era ir a correr casar. Mas a rapidez do seu pedido, tal como fora feito, e a sua reacção irritada quando eu não concordei imediatamente deviam ter-me dado uma pista de que estava a lidar com uma pessoa mais complicada do que uma supermãe frágil e bela.»

1 comentário:

Seve disse...

E foram o filho do realizador, Ronan Farrow, juntamente com a irmã, Dylan Farrow, e com a mãe, Mia Farrow, que denunciaram os abusos sexuais.

Está registado como Allan Stewart Königsberg; a escolha do nome artístico foi uma homenagem ao clarinetista Woody Hermann. Woody Allen é visto hoje em Hollywood como um nome tóxico para a indústria.
Woody Allen tem pavor de andar de avião.

(do livro JANELA INDISCRETA de Mário Augusto)