sábado, 9 de janeiro de 2016

MARK TWAIN


Samuel Langhorne Clemens  nasceu no Missouri a 30 de novembro de 1835.

O mundo conhece-o como Mark Twain, o autor, entre outras obras, de As Aventuras de Tom Sawyer, As Aventuras de Huckleberry Finn, O Principe e o Pobre.

Por ouras palavras, Ernest Hemingway considerou As Aventuras de Huckleberry Finn, o maior romance da literatura norte-americana.

É este o começo do livro:

Vossemecês não me conhecem se não leram um livro chamado As Aventuras De Tom Sawyer, mas isso não tem importância. O livro foi escrito pelo senhor Mark Twain que, de uma forma geral, não se afastou da verdade. Houve coisas que ele exagerou mas, repito, de uma forma geral, não se afastou da verdade. Isso, aliás, pouco importa. Nunca encontrei ninguém que não pregasse a sua peta, uma vez por outra, a não ser a tia Polly, ou a viúva, ou talvez a Mary. A tia Polly – a tia Polly é a tia do Tom -, Mary e a viúva Douglas, tudo o que há a dizer a respeito delas está escrito nesse livro – que é fundamentalmente um livro honesto; com alguns exageros, como já disse.

Um dia, ao deparar-se com uma notícia do New York Journal que o dava como morto, Mark Twain proferiu a frase que ficou para a história: 

A notícia da minha morte é manifestamente exagerada.

Morreu no Connecticut no dia 21 de Abril de 1910.

Nota do editor: para a transcrição de As Aventuras de Hockleberry Finn, foi utilizada a tradução de Daniel Augusto Gonçalves para a Editora Livraria Civilização, Porto, Março de 1980.

Sem comentários: