sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

OLHAR AS CAPAS


A Casa Suspensa

Maria Ondina Braga
Colecção Fantástico nº 1
Relógio d’Água Editores, Lisboa, Dezembro de 1982

Isa: Esta minha má consciência, esta sensação, como diria a minha avó, de andar de fora da graça de deus, traz-me à ideia, mal comparado, o caso daquela mulher que encontrei há meia dúzia de anos numa estação de caminho de ferro da linha do norte. Obrigaram-nos a desembarcar ali por causa de um descarrilamento na paragem a seguir. Outubro. Na sala-de-espera, eu, ela, e um homem de queixo no peito a ressonar. Que é dos outros companheiros? Se calhar juntaram-se e fretaram um táxi até Famalicão, ou foram a pé. Vivia perto, mas lá pelos caminhos de Cristo àquela hora não se atrevia, a um lugar desviado. Vou-me informar da demora. Ao regressar, já alguém acendra a luz sumida do tecto. Baixinha, chupada, grisalha, um olho globoso e desfocado, a minha parceira de viagem: «Aí vem o de Leixões!» O olho vesgo na minha direcção ou na do cais? Sempre atrasado, o de Leixões não parava. Às oito e três quartos, o mercadorias de Matosinhos. O de Espinho, às nove e quinze. Ainda cá estaremos? O Chefe da estação torcera o nariz: desastre de vulto por sorte sem vítimas. Erro de agulhas? O agulheiro decerto borracho. O ano passado, também pela altura das vindimas, morrera atropelado em Gavião um fogueiro bêbado como um cacho. Filha e viúva de ferroviário, a par de tudo respeitante a comboios, automotoras, tabelas de chegadas e partidas, vias, ramais. Inclinou a orelha: «O apito do de Viana: chuva na cama…» Meu Deus, quem seria o agulheiro? Ia para a rua, não havia santo que lhe valesse.

Sem comentários: