domingo, 10 de janeiro de 2016

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Aqui há uns anos – muitos, já que obviamente sou eu quem menos dá pela passagem deles – a propósito de uma brincadeira minha com o Johnny Guitar, do mesmo Nicholas Ray de High Green Wall, espalhou-se o boato que eu teria visto o filme oitenta vezes. Quem sempre me tomou por meio-doido (e o meio é favor) achou confirmação. Não tem conta em entrevistas em que o jornalista ou a jornalista me perguntam: «então agora quantas vezes é que já viu o Johnny Guitar?» A brincadeira acabou quando eu disse um dia que o filme de Vienna nem sequer era aquele que mais vezes tinha visto, o que tanto pode ser mentira como pode ser verdade, já que foi com vinte e tal anos que deixei de anotar num caderninho o número de vezes que cada filme via.

João Bébard da Costa em Crónicas: Imagens Proféticase Outras, 3º Volume.

Sem comentários: