quarta-feira, 11 de outubro de 2017

ETECETERA



Carles Puigdemont voltou a declarar o direito da Catalunha à independência sob a forma de república e aprestou-se a dizer que esperaria que o governo de Rajoy entrasse em diálogo para o encontrar de uma solução para a delicada situação, aquilo que se poderá designar como uma intervenção moderada e conciliadora e que causou incómodo nos apoiantes da independência catalã.

Mas Rajoy não é de modo algum a pessoa certa para este ipo de diálogo e se chegar  a um entendimento daí ter dado cinco dias ao presidente regional catalão, para clarificar se declarou ou não a independência da Catalunha, tendo declarado que este é um passo para ativar o mecanismo para aplicar o artigo 155 da Constituição, que suprime a autonomia de uma comunidade.

O artigo 155 da Constituição espanhola, nunca usado, prevê a suspensão de uma autonomia e dá ao Governo central poderes para adotar as medidas necessárias para repor a legalidade.

PSD

Pedro Santana Lopes sempre avançou para a corrida à liderança do PSD.

O propósito foi, ontem, anunciado num espaço de comentário que Santana mantém com António Vitorino na SIC notícias, mas sem adiantar grandes pormenores como slogan, sede, programa, apoios ou o que quer que seja.

Rui Rio já disse que «o PSD não é, nem nunca será, um partido de direita. É sim um partido “do centro”, desde o centro-direita ao centro-esquerda.»

O slogan de Rio:

É hora de agir.

O propósito:

«Para Portugal, hoje é o principio do fim desta coligação parlamentar que nos governa.»

Confirmando o desapreço que sempre manifestou pela comunicação, não admitiu perguntas.

António Costa diz que já trabalhou quer com Rui Rio e Pedro Santana Lopes e disse  – agora -  que não esperem por qualquer Bloco Central.

OPERAÇÃO MARQUÊS

Ao fim de quatro de investigação, a acusação da Operação Marquês inclui um pedido de indemnização civil a favor do Estado de 58 milhões de euros a pagar por José Sócrates, Ricardo Salgado, Carlos Santos Silva, Armando Vara, Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, entre outros arguidos.
Estão acusados 28 arguidos, 19 pessoas e nove empresas, num total de 188 crimes.

NOVO BANCO

A Comissão Europeia aprovou a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star, a solução que impôs e que o Governo do PS adoptou. Negócio pode implicar injecções de capital público até aos 3,9 mil milhões de euros.
Receia-se o pior.
Todos, certamente, nos lembramos que o governo PSD/CDS garantiu que a operação de resolução não teria custos para os contribuintes, já que os 3,9 mil milhões de dinheiros públicos entregues através do Fundo de Resolução seriam recuperados com a venda do Novo Banco.

Receia-se o pior.

Cá estaremos para ver… e pagar!...

Sem comentários: