domingo, 21 de abril de 2019

O MEU ISOLAMENTO


Um Postal Sem Selo por aqui publicado, recolhia uma frase de Agustina Bessa-Luís:

«Houve gente bronca que me relacionou, a torto e a direito, com a ditadura. Talvez por eu não gostar de manobras políticas e ter demasiado talento, um desperdício numa mulher, como ainda hoje se pensa.»

Bronco que sou, no generalizado dizer de Agustina, terei que adiantar que o que sempre me impediu de ser um seguidor da escritora é a parte política que a envolve, principalmente no tempo da ditadura.

Eduardo Guerra Carneiro era admirador da prosa de Agustina mas deixou escrito que num boletim de voto jamais colocava a cruz no mesmo quadrado onde a escritora colocava o seu.

José Gomes Ferreira, no 3º volume dos seus Dias Comuns, entrada do dia 23 de Junho de 1967, conta assim:

«Quando da dissolução da Sociedade Portuguesa de Escritores a Sophia de Mello Breyner pediu-lhe a assinatura para o natural protesto dos escritores.

Como já se calculava, a Agustina Bessa-Luís recusou. Com uma carta modelar de quem queria fingir que não recusava.

A Sophia leu-ma. E não resisti a dizer-lhe (ou a pensar que lhe dizia):

- Mande-a encaixilhar e pôr na parede. É um auto-retrato triste de quem não quer ter perfil.»

Óbvio que cada um tem a liberdade de ser o que muito bem entenda: direita, centro, esquerda.

Mas ensinaram-me que ser neutro, convencido que se abrange todos os lados, é que nunca.

Agustina Bessa-Luís, em Caderno de Significados tem uma entrada a que chama «O Meu Isolamento»:

«O meu isolamento teria sido mais fácil se me tivesse situado à esquerda ou à direita duma forma simplista. As pessoas admitem a solidão como efeito dum fracasso e não dum mérito reconhecido. Ser de esquerda ou de direita equivale a não saber libertar-se da sua personalidade. O saber dum homem ou duma mulher face à comunidade depende da medida em que os seus sentimentos e os seus actos são aplicados ao desígnio de fazer progredir os outros no caminho do conhecimento. Tento proceder assim. Por acaso cruzo a esquerda ou a direita ao fazer este percurso. Mas não entro numa classificação tão sumária.»

Sem comentários: