sexta-feira, 12 de abril de 2019

OLHAR AS CAPAS


Soeiro Pereira Gomes: Na Esteira da Liberdade
Catálogo da Exposição do Centenário
7 de Novembro de 2009 a 14 de Março de 2010

Coordenador: David Santos
Textos:
Marta da Luz Rosinha
David Santos
Luísa Duarte Santos
Manuel Gusmão
Capa: Júlio Miguel Rodrigues
Edição da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira/Museu do Neo-Realismo
Vila Franca de Xira, Novembro de 2009

Precisamente três meses antes de morrer, escreve as suas disposições testamentárias que entrega ao seu irmão Jaime Pereira Gomes:

«As minhas últimas disposições
Prevendo que pouco tempo terei de vida, expresso aqui as minhas últimas disposições. Peço ao meu querido irmão Jaime que as ponha em prática.
1 -  Os direitos de autor do meu romance Esteiros, assim como de quaisquer outras publicações minhas, ficarão a pertencer ao meu partido – o Partido Comunista Português.
2 - O manuscrito e as cópias do meu romance inédito Engrenagem ou Embate serão destruídas, por não lhe achar mérito bastante para ser publicado.
3 - Aos meus sobrinhos João Paulo e José Pedro será dada metade da minha
 corrente de ouro. A medalha da mesma ficará para a minha mulher.
4 - O meu irmão Jaime ficará com a minha cigarreira de prata, e os meus    
outros irmãos e irmãs poderão escolher, entre os meus fracos trastes,
 qualquer lembrança.
 5 - Ao meu afilhado (o filho do escritor Alves Redol) será entregue um pequeno talher de prata que está num estojo, e também a minha caneta e lapiseira.
 6 - Os meus botões de punho serão entregues à camarada Carlota. À camarada Margarida será dado o meu relógio de pulso, se, antes, não lhe tiver oferecido um novo.
7 - Os meus livros serão entregues, em partes equivalentes, às bibliotecas do Alhandra Sporting Club e Sociedade Euterpe Alhandrense, excepto os livros de técnica agrícola, a que o Partido dará o destino que entender,
                                               Em 5 de Setembro de 1949

                                       Joaquim Soeiro Pereira Gomes»

Sem comentários: