terça-feira, 17 de março de 2020

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Esta é a capa de A Guerra Civil de Espanha de Hugh Thomas, que é o mais importante documento histórico acerca da Guerra Civil de Espanha. A sua tradução portuguesa deve-se a Vitor Silva Tavares que, enquanto editor da Ulisseia, proporcionou a publicação, em plena ditadura salazarista, de um conjunto de livros e colecções de transcendente importância.

O Luís Miguel Mira, na sua excelente crónica, fala de que Red River Valley, na versão de Ed McCurly, era o tema final da banda sonora que acontecia nos jantares em sua casa.

Por uma noite, falámos de que seria imprescindível ter todas essas canções, de finais de jantares, gravadas em CD.

Assim aconteceu.

Num sábado, pegámos nos vinis, alinharam-se uns ovos estrelados com «bacon», umas garrafas de Muralhas de Monção e fez-se a gravação do CD.

Lamentavelmente esse CD perdeu-se algures, sabe-se lá como, talvez num daqueles loucos jantares que aconteciam na última sexta-feira de cada mês.

Para além de «Red River Valley» do Ed McCurly,  havia Tom Paxton a cantar «My Daddy and Me», «Quando Sali de Cuba» pelos Sandpipers, «Lisboa, Meu Amor» do Carlos Mendes, «Love Hurts» Gram Parsons e a Emmylou Harris, «I'm So Lonesome I Could Cry», Hank Williams, « Like an Old Fashioned Waltz» pela Sandy Denny, «For the Sake of the Childreens» Henry Gibson do filme «Nashville», «Teach your Children» Crosby Still Nash and Young, «Take These Chains from my Heart» pelo  Ray Charles, tantas outras até serem completados 90-minutinhos-90 de grandes músicas.

Ficam algumas das versões referidas pelo Luís Miguel Mira.

Não consegui encontrar o vídeo do Cohen a tocar o «Red River Valley» em harmónica, tal como o Luís conta: «dirigir-se àquele quartinho que está na contracapa de “Songs From a Room”,  abrir a gaveta da mesma cómoda e lá encontrar uma velha harmónica. Leva-a aos lábios e o que toca ele…? “Red River Valley”, como quem diz, mais uma vez,  “so long Marianne”…», está uma outra versão e o Henry Fonda a cantar a canção enquanto dança com a mãe, tem um corte abrupto mas, nesses pequenos segundos, está o essencial.










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