quarta-feira, 25 de março de 2020

RELACIONADOS


Muito naturalmente, as excelentes crónicas do Luís Miguel Mira, têm um outro enquadramento se forem acompanhadas por  algumas das músicas que ele vai abordando.

É o caso, em relação à crónica de hoje, de duas canções: Billy Boy e Round and Round Hitler’s Grave.

Devido à quarentena, juntos, deixámos de petiscar, beber umas garrafas de Muralhas, de Murganheira…

Resta a conversa por e-mail mas, como se pode calcular, não é bem a mesma coisa.

Havemos de nos vingar, extraordinariamente, deste sacana do Corvy-19.

Mas sempre dá para um «Relacionado-Desabafo»:

«Conto-te rapidamente uma história muito recente, do passado fim-de-semana.

Como tenho estado o tempo todo em casa comecei a tentar arrumar melhor alguns dos espaços das minhas estantes e peguei numa série de LP’s que aqui tenho, sobretudo de música Folk muito antiga, que foram aqueles que comprei com um certo espírito de coleccionador depois de ter saído de Benfica. Ainda são aí uns 50...

Olhando para eles disse para comigo: já que agora no YouTube há de tudo, vamos lá ver se encontro estes. Seria uma maneira de os ouvir porque o gira-discos cá de casa está com graves problemas de calibragem.

Não encontrei todos mas encontrei muitos, mais do que esperava.

Mas o que mais me doeu foi ver que alguns desses discos estão na net há muitos anos e praticamente não têm visualizações.

Un deles, então, chocou-me mesmo... É um disco de “Gene & Francesca”, que era um duo que se dedicou à divulgação da música Folk internacional nos anos 50/60 antes de, muitas décadas depois, a expressão Word Music ter sido inventada

Pois bem: esse disco está disponível na net há cerca de 2 anos em muitíssimo bom estado, e as suas músicas têm entre 3 e 5 acessos, e algumas zero acessos...! Eu fui o primeiro a lá ir em todo o Mundo! Imagino a desilusão com que não terá ficado quem, com carinho, se deu ao trabalho de fazer a publicação deste disco e gostaria muito de o/a contactar para lhe agradecer e enviar um abraço de “saudações Folk”...!

A conclusão é óbvia. Ninguém se interessa por este tipo de música e, muito menos, pela História desta música.»




Sem comentários: