terça-feira, 16 de abril de 2024

EM BUSCA DE FLORES AZUIS NO DESERTO


Caminhando, caminhando sobre pedras.

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi , afirmou que Teerão responderá "ferozmente" à "mais pequena acção" de Israel contra os seus interesses, após o ataque de sábado contra território israelita, em retaliação pelo bombardeamento do consulado iraniano em Damasco.

«A mais pequena acção contra os interesses do Irão será recebida com uma resposta feroz, generalizada e dolorosa contra todos os responsáveis», disse Raisi.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, clarificou que não pretende uma escalada do conflito no Médio Oriente, mas:

«Não queremos uma escalada, mas continuaremos a defender Israel e a proteger as nossas forças na região», assegurou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, no início de uma reunião, em Washington, com o vice-primeiro-ministro iraquiano, Muhammad Ali Tamim.

Um outro olhar, talvez , talvez uma certeza: Netanyahu, Gallant e Gantz têm: os Estados Unidos, o maior aliado de Israel, já deixaram  claro que não participarão em qualquer acção de retaliação israelita contra o Irão. «Não faremos parte de qualquer resposta que pretendam dar», disse um alto responsável norte-americano sob condição de anonimato.

No final de uma reunião, em Madrid, com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, face à clareza das ideias de Sanchez sobre a aceitação da Palestina como membro efectivo da ONU, começou a gaguejar, a gaguejar, a gaguejar e que estava à espera de uma decisão da restante comunidade europeia sobre o assunto.

Sem comentários: