quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

SUBLINHADOS SARAMAGUIANOS


Dito já que começaram as iniciativas que visam registar o centenário do nascimento de José Saramago, acrescenta-se que irei pegando num qualquer livro de José Saramago e copiarei dele uma frase, um parágrafo, aquilo que constitui os milhares de sublinhados que, ao longo dos muitos anos de leituras, invadiram os livros de José Saramago que habitam a  Biblioteca da Casa.

Ainda estamos no 1º capítulo do livro de Conceição Madruga: A Paixão Segundo José Saramago:

«Neste labirinto de luz que se nos afigura ser a obra de Saramago, estabelecemos um “corpus” constituído pelos romances Manual de Pintura e Caligrafia, Levantado do Chão, Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis, A jangada de Pedra e História do Cerco de Lisboa, no qual perseguiremos possíveis respostas, ainda que ambíguas e, por isso, criativas, sobre o conhecimento possível do Mundo, admitindo, porém com Saramago, que a ambiguidade é mais nossa, porque o lemos:

«Imagino que sabe que o lugar ambíguo é a cabeça de quem ouve ou lê.» (História do Cerco de Lisboa, página 88 – Nota do Editor. No topo a página do livro de onde é tirada a citação.)

«A linguagem do Conhecimento: eis a grande busca de Saramago. A certeza da nossa incapacidade de o mostrar totalmente, a nossa aposta.»

Sem comentários: