sexta-feira, 9 de junho de 2017

COMO AVALIAR DO INTERESSE DO PÚBLICO?


Carta de José Rodrigues Miguéis, datada de 16 de Janeiro de 1968, para José Saramago:

Apoquenta-me muito a péssima distribuição dos meus livros, que não encontrei em muitas livrarias, ou de que só havia um ou dois exemplares. O Diário de Notícias do Rossio tinha dois: costumava tê-los todos! Por outro lado, sem os algarismos das vendas, sou como um cego: como avaliar do interesse do público? Quanto aos pagamentos, voltaremos ao acordo de prestações mensais? (Não consegui resolver o problema que aí me levou e estou cada vez mais pobre… ) A Léah, prometida para Out-Nov., ainda não saiu. Como posso eu trabalhar sem apoio nem reconforto? Não percebo o desinteresse (?) da Cor que sempre me obsequiou! Valerá a pena tanto esforço, nas condições angustiosas em que tenho vivido? É como se de Portugal só me viessem contrariedades e desilusões… Antes o silêncio e a paz em que dantes vivia!
Nada desta amargura é obra sua, querido Poeta! Só lastimo ter de me abrir consigo, e amargura-lo também. Tinha muito mais a dizer-lhe, mas já não cabe aqui.

Sem comentários: