segunda-feira, 3 de julho de 2017

APENAS UM MÚSICO


Joan Baez gravou uma canção de protesto sobre mim que estava a fazer grande sucesso, desafiando-me para eu me envolver – para sairr, liderar as massas – ser um defensor, liderar a cruzada. A música chamava por mim através da rádio, como se fosse um apelo de serviço público. A imprensa nunca me largou. De quando em vez, lá tinha que me oferecer para uma entrevista para não me deitarem a porta abaixo. Normalmente as perguntas começavam por qualquer coisa do género «Podemos falar das coisas que andam a acontecer?», «Claro, como por exemplo?» perguntava-lhes. Os repórteres disparavam perguntas, e eu respondia-lhes que não era um porta-voz de nada, nem de ninguém, que era apenas um músico. Olhavam para os meus olhos como que na expectativa de encontrar algum indício de bourbon e carradas de anfetaminas. Eu não fazia ideia do que lhes passava pela cabeça. Mais tarde acabaria por ser publicado um artigo com o título «Porta-voz nega que é um porta-voz». Sentia-me como um pedaço de carne que alguém tinha atirado aos cães. O New York Times publicou interpretações charlatonas das minhas canções. E a revista Esquire pôs um monstro de quatro caras na capa: a minha cara juntamente com a de Malcom X, a de Kennedy, a de Castro. Que diabo quereria aquilo dizer? Era como se eu estivesse à beirinha de um precipício. Se alguém tinha alguma ideia ou conselho válido para oferecer, não parecia. Quando se casou comigo, a minha mulher não fazia ideia daquilo em que se estava meter. Nem eu, na verdade, e agora estávamos em maus lencóis.

Bob Dylan em Crónicas

Sem comentários: