domingo, 30 de julho de 2017

AS PALAVRAS ENCAIXARAM-SE NA PERFEIÇÃO


Em 1994, recebi uma chamada telefónica do Jonathan Demme, que me pediu que ponderasse escrever uma canção para um filme que ele estava a realizar, de seu título Filadélfia. O filme contava a história de um homossexual que lutava contra a SIDA ao mesmo tempo que tentava manter o seu cargo numa prestigiante firma de advocacia de Filadélfia. Montei o meu estúdio na casa de Rumson e fechei-me lá dentro durante algumas tardes com letras que escrevera, em parte, acerca da morte de um amigo próximo. O Jonathan queria abrir o filme com uma canção rock. Passei cerca de um dia a tentar encaixar as letras, mas estas pareciam resistir a serem transformadas em música rock. Comecei a brincar com o sintetizador e pus a tocar uma ligeira batida de hip-hop que programei na bateria electrónica. Assim que abrandei o ritmo até obter alguns acordes menores e básicos, as palavras encaixavam-se na perfeição e surgiu a voz que procurava. Terminei a canção em poucas horas e enviei a gravação ao Jonathan com a sensação de que não captara o necessário. Alguns dias depois, ele telefonou-me e disse-me que a adorava, e pô-la a correr sobre as imagens de Filadélfia no início do filme.

Bruce Springsteen em Born to Run

Legenda: Philadelphia, filme de Jonathan Demme


Sem comentários: