terça-feira, 11 de julho de 2017

NAS TREVAS JÁ EU ESTAVA


Tinha assumido que quando os críticos rejeitassem o meu trabalho, o mesmo iria acontecer comigo, que o público me iria esquecer. Onde é que eu estava com a cabeça? Por fim, tive de enfrentar a música - voltar às actuações – a tão esperada reunião para a publicidade sensacionalista, excursões de ciganos – a mudar de ideologias como se elas fossem pneus, sapatos, cordas de guitarra. Qual é a diferença? Desde que as minhas certezas permanecessem intactas, não devia nada a ninguém. Não ia afundar-me mais nas trevas por ninguém. Nas trevas já eu estava. A minha família era a minha luz e eu ia proteger essa luz a qualquer preço. Era aí que estava a minha dedicação, em primeiro, em último, e em todos os lugares intermédios. O que eu devia ao resto do mundo? Nada. Absolutamente nada… A imprensa? Achei que se deve mentir-lhes. Para o público, comecei a ser o mais bucólico e mundano que consegui. Na vida real comecei a fazer as coisas de que mais gostava e era tudo o que me importava – os Jogos da Pequena Liga, festas de aniversário, levar os miúdos à escola, fazer acampamentos, andar de barco, descer rios, canoagem, pesca,,, vivia dos direitos de autor dos discos. Tornei-me imperceptível, quer dizer, a minha imagem é que se tornou. Algures no passado tinha escrito e cantado canções que eram muito originais e marcantes, não sabia se alguma vez voltaria a fazê-lo e não me importava nada com isso.

Bob Dylan em Crónicas

Sem comentários: