No dia 25 de Abril de
1974, olhando as páginas de espectáculos dos diários portugueses, pode constatar-se
que era vasto o leque de ofertas, tanto nos cinemas como nos teatros, mas a
qualidade era algo limitada.
Na madrugada de 25 de
Abril, quando o Movimento das Forças Armadas sai para as ruas, já os jornais da
manhã estavam nas rotativas. Apenas o Diário
de Notícias e O Século conseguiram
imprimir segundas tiragens onde, sem grande desenvolvimento, já davam conta do
que se passava no País.
No que ao cinema diz
respeito, o Politeama, exibia em 3ª semana, Eusébio, Pantera Negra, uma ignóbil exploração do nome do
Eusébio. A javardice era realizada pelo espanhol Juan Orduña:
O rapaz da bola de trapo ao senhor da bola de ouro, Eusébio, a Pantera Negra relata-nos a vida do ídolo do futebol português, desde os primeiros pontapés na bola, passando pelos grandes momentos da sua vida pessoal, até à sua consagração como jogador de futebol.
O rapaz da bola de trapo ao senhor da bola de ouro, Eusébio, a Pantera Negra relata-nos a vida do ídolo do futebol português, desde os primeiros pontapés na bola, passando pelos grandes momentos da sua vida pessoal, até à sua consagração como jogador de futebol.
Simplesmente lamentável.
Robert Redford estava em
dois filmes: O nosso Amor de Ontem, uma fita dolicodoce, realizada por
Sydney Pollack, em que Barbra Streisand lhe fazia companhai e em A Golpada de George Roy Hill, ao
lado Paul Newman
Curiosamente, no Cinema S.
José em Cascais, poderia ver-se A
Influência dos Raios Gama no Desenvolvimento das Margaridas, realizado
por Paul Newman, com uma soberba interpretação de Jeanne Woodward, sua mulher.
No Satélite, sala
estúdio do Monumental, exibia-se, para maiores de 18 anos, Cerimónia Solene de Nagisa Oshima,,
no Europa um filme de Jean Chapot, Almas a Nú com Simone Signoret e Alain Delon, no Monumental
Clint Estwood interpretava Harry
Detective em Acção, no inema Castil, também para maiores de 18
anos, brilhava Jacqueline Bisset em Segredos
Proibidos e que, ao lado de Jean-Paul Belmondo, também podia ser vista,
no Condes, na fita de Philippe de Broer, O
Magnífico.
O Estúdio do Cinema
Império exibia, Ritual, a
obra-prima de Ingmar Bergman, o Apolo 70 American Graffitti, um dos 10 melhores filmes do ano, realizado
por George Lucas com Richard Dreyfus e no Berna podia ver-se Jesus Cristo Super Star.
O Vox estava
fechado temporariamente para beneficiações.
Luzia Martins estava no Teatro Vasco Santana a dirigir Mar
de Edward Bond, no Teatro Maria Matos, em últimas representações, estava
A Morte de Um Caixeiro Viajante de
Arthur Miller, enquanto que no Teatro Capitólio, em 31ª semana, um
espectáculo de Vasco Morgado, A Menina
Alice e o Inspector, com a inevitável Laura Alves e também Nicolau
Breyner e Simone de Oliveira.
Para quem não quisesse
sair de casa, a RTP 1 transmitia, em directo, o jogo de andebol entre o
Benfica e o Vitória de Setúbal e, após o Tele-Jornal, Artur Agostinho
apresentava No Tempo em Você Nasceu,
programa que tinha como convidado Paulo de Carvalho acompanhado pelo Conjunto Musical Clave de Pedro
Osório.
Coincidência das coincidências,
a canção de Paulo de Carvalho, E
Depois do Adeus tinha sido escolhida para primeira senha do 25 de
Abril.
Tudo isto estava nos
jornais, mas nada disto aconteceu.
Como soe dizer-se, os
programas podem ser alterados por motivos imprevistos, e as portas dos teatros,
dos cinemas não abriram nesse dia e a televisão tinha outras histórias para
contar.
Acontecera o Dia das
Surpresas.
1 comentário:
boa peça, sim senhor!
LPA
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