sábado, 9 de maio de 2020

ANTOLOGIA DO CAIS



Para assinalar os 10 anos do CAIS DO OLHAR, os fins-de-semana estão guardados para lembrar alguns textos que por aqui foram sendo publicados.

O FIM DA GUERRA

O dia 8 de Maio de 1945 é a data oficial da derrota da Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial.

Os aliados tinham acordado que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração da vitória. Contudo, os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição mais cedo do que o previsto.

A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada e, ainda hoje, é nesse dia que a vitória é celebrada.

Em Lisboa, milhares de pessoas vieram para a rua vitoriar o fim da guerra.

O meu avô muitas vezes me falou desse dia heróico, da alegria, do entusiasmo dos anti-salazaristas que vieram para a rua com bandeiras inglesas, americanas, e bandeiras do Benfica que, por vermelhas que são, representavam a União Soviética, também presente em paus sem qualquer bandeira.

Nunca tive a confirmação da história das bandeiras do Benfica, de que o meu avô falava, estarem presentes nas manifestações.

Quando pedia uma confirmação ao meu pai, apenas recebia um sorriso.

Passei a ligar o eventual acontecimento aos entusiasmos do meu avô que, normalmente, se apresentava às pessoas como republicano histórico, benfiquista e anti-clerical.

Das bandeiras do Benfica não encontrei escritos, mas das bandeiras sem pau, acabei por encontrar.

Fazem parte da primeira história de O Mundo e os Outros do José Gomes Ferreira:

Hoje, no oitavo dia do mês de Maio de mil novecentos e quarenta e cinco, acabou na Europa a segunda guerra mundial. «Até que enfim!» - zumbiu a meu lado a voz melíflua dum cavalheiro de olhos acendidos de entusiasmo, de conjuntivite e lugar-comum.
«Até que enfim!», concordei eu, confuso de alegria, saltando do eléctrico para me embeber numa multidão ruidosa com bandeirinhas nas mãos, nas tranças das garotas, nos gritos dos cortejos – Vitória! Vitória – e nos paus de vassoura sem bandeiras.

No dia 8 de Maio de 1945 eu tinha 50 dias.

Legenda: Quem se encostar à barra mansa do British-Bar e olhar a estante das garrafas, verá esta fotografia.
No dia 8 de Maio de 1945, a fachada do BB ostentava as bandeiras norte-americana, portuguesa e britânica. A outra não está.

Texto publicado em 8 de Maio de 2013.

3 comentários:

Seve disse...

Bandeiras do Benfica? Mas só haveria gente do Benfica satisfeita com o fim da guerra? Mas se não encontrou confirmação das bandeiras do Benfica porque não citou as do Sporting, Belenenses, Porto, do Atlético etc., bandeiras que também lá poderão ter estado (mas sobre as quais nunca obtive confirmação).

Sammy, o paquete disse...

Caro Seve:
Quando escrevi este texto não tinha a confirmação das bandeiras do Benfica, apenas o informe do meu avô que, como calculará, era um benfiquista ferrenho e até poderia ter inventado o pormenor. Mas mais tarde tive acesso a uma entrevista de José-Augusto França em que a história é confirmada. Desconheço se José-Augusto França seja benfiquista mas quase poderia garantir que não liga puto ao futebol:
«Mais tarde, soube que por cá os meus amigos tinham andado em grandes festas e que se fizeram manifestações a festejar a vitória dos aliados, apareceram uns paus sem bandeira e até bandeiras do Benfica. Eram, evidentemente, a homenagem aos aliados soviéticos, cujo nome não podia ser mencionado.»
Aliás esta parte da história faz parte de um outro texto que publiquei na Antologia do Cais no domingo passado.
Claro que nesses dias estavam nas ruas, a vitoriar os aliados, gente de todos os clubes. Quem não estava eram os salazaristas e todos aqueles que tinham como favas contadas que os nazis iam ganhar a guerra.
Para completar a resenha, direi que, por esses tempos, eu tinha 48 dias de vida,
Abraço

Seve disse...

Obrigado, Caro Sammy

Abraço