domingo, 24 de maio de 2020

CONVERSANDO


O filósofo Kierkegaard, lido em segunda mão, escreveu:

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. 

O José Gomes Ferreira sempre exigiu que «saudades, só do futuro», uma frase brilhante, motivadora para comprar A Memória das Palavras, onde a frase está pasmada a páginas 40.

A frase tinha-a lido numa crítica de televisão do Mário Castrim, que ainda não conhecia. Mas a frase soou-me tão bem. Lembro-me que era o tempo do findar da Feira do Livro, pedi uns escudos ao meu avô e saí a comprar o livro. Custava 45$00, com o desconto de feira ficou por 36$00, preço escrito a lápis, no topo lado direito da 1ª página do livro.

 Na biblioteca do meu pai não havia um único livro do Zé Gomes e a poesia portuguesa também era quase nula.

Depois, aos poucos, muitos aos poucos mesmo, fui comprando a restante obra até passar a membro do panteão caseiro.

E feliz que ainda hoje me sinto com essa descoberta e aprendizagem.

Sem comentários: