sábado, 15 de setembro de 2018

DOS FIXES DOS VELHOS TEMPOS


A 1 de Fevereiro de 1970, José Gomes Ferreira inicia o 9º volume dos seus Dias Comuns que subtitulou como «Derrota Pairante»:

Inicio este novo Diário com o pressentimento da Derrota das Ilusões da Clássica Oposição Democrática, agora definitivamente batida – sente-se no ar, no cansaço das gerações recentes, nos bocejos dos velhotes -, náufragos da 1ª República. Aliás serão talvez os adeptos das concepções mais próximas do Regime implantado em 1910 os primeiros a baixar as armas, esperançados numa Salvadora Solução marcelista. Embora os tecnocratas progressivos acudam, com mais entusiasmo, a preencher os  lugares por que há muito suspiravam e julgavam merecer.
Felizmente surge, também, com dureza implacável, uma nova oposição caldeira fervente de socialismos ainda imprecisos…
Mas a vitória socialista vem distante… por enquanto só é visível a Derrota… A Derrota Pairante… dos que vão receber prémios ao Secretariado… Dos que aceitam este ou aquele lugar por «motivos técnicos»… Sei lá!
Ficarão apenas meia dúzia dos fixes dos velhos tempos, tal como ainda hoje existem monárquicos do Partido Regenerador e Sebastianistas do Sapateiro saulo Inicio este novo Diário com o pressentimento da Derrota das Ilusões da Clássica Oposição Democrática, agora definitivamente batida – sente-se no ar
Ou não, claro. Eu não. Eu adiro à nova Oposição. À da caldeira.
Ontem, durante a reunião-jantar em casa do Fafe (fez anos) – onde se acotovelavam várias gerações oposicionistas -, reparei que o tema central das conversas portuguesas continua a ser a polícia, a Cadeia, as atrocidades da PIDE, a forma como foram presas, etc., etc.
Já começam todos a sentir saudades desses belos tempos da Cadeia.

José Gomes Ferreira em Dias Comuns IX Volume

Legenda: Maria Velho da Costa, Fernando Namora, Manuel da Fonseca, Baptista-Bastos, José Gomes Ferreira («Sou um revolucionário romântico») e Alexandre Cabral, na Livraria Moraes, no lançamento do 1º volume da «Poesia Militante», Novembro de 1977.

Sem comentários: