quinta-feira, 27 de setembro de 2018

OLHAR AS CAPAS


O Passo da Serpente

Baptista-Bastos
Capa: Manuel Augusto
Prelo Editora, Lisboa, 1965

Naquela tépida madrugada ele entrou numa cabina telefónica. As suas ideias repousavam em sentimentos vários e um cão olhou-o do lancil por ode caminhava cautelosamente. Agora, procurava a dádiva das fraternidades antigas. Ouviu o telefone e viu as folhas velhas das árvores de Setembro.
- Amo-te – disse.
- Bebeste outra vez. Porque não vais deitar-te? – disse a mulher.
- Amo-te. Bebi um pouco mas amo-te – repetiu.
Começava sempre ao fim da tarde: um sentimento de inutilidade e de desconforto. Os acontecimentos ordenavam-se à medida do escalonar dos seus dilemas e beber era uma decorrência exacta: gostava de estar bêbado para ter a coragem de praticar actos resolutos. Agora, ao recusar ser cúmplice de solidariedade, os preceitos da moral revelavam-se-lhe princípios imprecisos.
- Amas-me completamente bêbado
- Não quero ir para casa. Tenho medo da madrugada e de estar sozinho.
-  E lembráste-te de mim, por isso?
- E então lembrei-me de ti.
Disse a mulher:
- Foi há muito tempo. Recordas-te? E sempre que isso acontecia estva disposta a receber-te de madrugada. E eu? Um dia comecei a pensar em mim, a maneira mais simples de procurar uma explicação para o teu egoísmo. Estás a ouvir?
- Estou a ouvir-te muito bem.
- O passado não pode ser ressuscitado. Há muitas certezas românticas que foram destruídas.

Sem comentários: