domingo, 7 de junho de 2020

ETECETERA


George Floyd, negro de 46 anos, morreu sufocado ao ser detido por um polícia, em Minneapolis, que lhe pôs um joelho em cima do pescoço.

Nos Estados Unidos, em países, principalmente da Europa, sucedem-se as manifestações de protesto contra esta demonstração de ódio.

As manifestações, em algumas cidades norte-americanas, descambaram em  pilhagem a estabelecimentos e viaturas incendiadas.

A história diz-nos que os tribunais norte-americanos absolvem sempre os polícias que matam pessoas, principalmente se essas pessoas forem negros.

Racistas somos nós todos, mais ou menos, declarada ou obscuramente.

Vou temendo que se deixe de falar daqueles polícias do Serviço de Fronteiras que, há algumas semanas, no Aeroporto da Portela, mataram, à pancada, um cidadão ucraniano.

1.

A cultura em Portugal, sempre se arrastou pelas ruas da amargura com os seus intérpretes tratados a pontapé.

Sem dinheiro, sem apoios, nunca houve uma política que ajudasse a vida e a progressão de milhares de actores, encenadores, cantores, bailarinos, músicos, pintores.

As pessoas que os diversos governos colocam no ministério, também não têm ajudado.

Com outros personagens, João César Monteiro dizia há uns largos anos atrás:

«A primeira condição para se ser ministro da Cultura, neste país, é distinguir uma vaca de um boi.»

Ou o poeta Raul de Carvalho:

«Em relação ao trabalhador intelectual passa-se uma coisa bem portuguesa, perante a qual não distingo regimes ou partidos. Em geral, só com fins políticos dão um pequeno passeio ao domingo com a cultura. Na segunda-feira já a esqueceram.»

A actual Ministra da Cultura tem demonstrado uma insegurança, uma inabilidade que quase se transforma em desprezo pelos artistas. Infelizmente também se rodeou, ou rodearam-na, de gente que, de modo algum, tem ajudado a desenrolar o novelo em que a cultura se encontra envolta.

2.

No Brasil, morre uma pessoa a cada minuto devido à Covid-19, sendo o segundo  país com mais casos de infecção e o terceiro com mais mortos.

Bolsonaro, a exemplo de Donald Trump, ameaça retirar o país da Organização Mundial de saúde e pede dureza à polícia contra os que se manifestam contra a sua política, pois não passam de bandos de terroristas e drogados.

3.

Mercê do sistema eleitoral dos Estados Unidos, Donald Trump, apesar do seu ódio, da sua incultura, da sua incompetência e irresponsabilidade face ao seu desempenho na pandemia, mantêm a reeleição ao seu alcance. Ter mais votos não chega. São necessárias algumas habilidades.

4.

Já não lembro ao fim de quanto tempo pensei que a vida nunca mais será a mesma.

A Direcção Geral de Saúde diz-nos, agora, que estamos à beira de controlar a situação epidémica, mas que é necessário continuarmos a fazer um grande esforço, isto numa altura em que, também nos dizem, ser expectável que o número de infectados na região de Lisboa e Vale do Tejo venham a ser elevados.

Sim, o vírus não desapareceu e não sabemos quando desaparecerá.

Querem fazer-nos crer que, durante a pandemia, nos portámos bem.

Mas portámo-nos, não sei, nunca vi o filme completo, lançando-nos à cara essa terrível palavra: MEDO.

O medo é que nos conduziu e, ao que parece, já o esquecemos.

Ontem, por exemplo, em Lisboa, milhares de pessoas juntaram-se nas ruas contra o racismo e foi visível que muitos manifestantes não tinham máscaras e não respeitavam as distâncias de segurança preconizadas pela Direcção-Geral de Saúde.

5.

Enorme e abrupta recessão, económica e salarial aproxima-se a passos largos.

Trabalhadores em lay-off perdem dois a três salários no final do ano.

A taxa de pobreza irá agravar-se, as desigualdades vão aumentar.

«Antes as pessoas vinham à procura de emprego, agora procuram comida», diz o  presidente da Cáritas.

6.

Um semanário holandês, que as agências noticiosas dizem ser prestigiado, reclama:



«Nem mais um cêntimo para o sul da Europa!».

Adianta ainda que é necessário destruir a fábula de que os países do sul são pobres.

7.
 
Instantâneos do quotidiano de um povo javardo, retirados, ao acaso, da imprensa diária:

a)      Foi recuperado em Vila Nova de Gaia um carro BMW, no valor de 92 mil euros, que havia sido roubado em Guimarães.

b)     Um casal de agricultores foi morto a tiro de caçadeira, na freguesia de Carrazedo de Montenegro, Valpaços. O suspeito do crime é cunhado das vítimas e foi detido na sua casa, sem oferecer resistência. Desavenças antigas motivadas por uma caçada ao javali terão levado ao trágico desfecho.

c)       Um estudante de 25 anos matou uma colega da faculdade, lançando o corpo ao Tejo. O ciúme terá sido a razão do assassínio.

d)     Pinto da Costa colocou o Presidente da Câmara do Porto e o de Gaia na lista de honra da sua candidatura às eleições presidenciais do clube. 

      Esta gente nunca mais toma juízo: a  política e o futebol, a velha história onde nascem compadrio, corrupção e demais coisinhas más.

e)      Acordos secretos ente Benfica e Aves expõem negócios duvidosos e de alta corrupção.

f)       Um juiz desembargador mora há vários anos numa moradia arrestada pela justiça no âmbito do processo BPN evidenciando suspeitas de crimes de colarinho branco.

g)      António Mexia que lidera a EDP desde 2006, está acusado pelo Ministério Público de crimes de corrupção activa e participação económica em negociatas.

h)     ASAE apreendeu 100 mil máscaras com problemas de segurança e violação de regras comunitárias.


i)       Ricardo Salgado tem mesmo de pagar 3,7 milhões de euros de coima aplicada pelo Banco de Portugal e está impedido de exercer a actividade de banqueiro até 2028.
      
      Já não há lugar para mais recursos.

Sem comentários: