Para assinalar os 10
anos do CAIS DO OLHAR, os fins-de-semana estão guardados para lembrar
alguns textos que por aqui foram sendo publicados.
OS IDOS DE JUNHO DE 1974
No dia 10 de Junho de
1974, um grupo de quarenta e oito artistas plásticos do Movimento
Democráticos dos Artistas Plásticos pintou, no Mercado da Primavera em
Belém, um enorme mural.
Entre muitos outros pintores, participaram na pintura
colectiva Júlio Pomar, João Abel Manta, Nikias Skapinakis, Menez, Vespeira,
Costa Pinheiro, MargaridaTengarrinha Dias Coelho, Sá Nogueira, João Abel Manta,
Palolo, Ângelo de Sousa, Nuno San-Payo, Lima de Carvalho, João Vieira, Jorge
Martins, Querubim Lapa, Alice Jorge, Fernando Azevedo, Rogério Ribeiro, José
Escada, Vítor Palla, António Domingues, Jorge Vieira, Carlos Calvet.
Vergílio Ferreira no seu Diário:
Dois amigos pintores (o Baptista e o Querubim)
deixaram-me dar umas pinceladas. Lembrei-me de Napoleão, em Austerlitz, aos
soldados: tu podes dizer «eu estive lá». De modo que também lá
estive.»
Este mural viria a desaparecer, num incêndio, em 1981, e
nunca se conseguiu apurar as causas.
O mural fazia parte de uma série de actividades de
solidariedade para com o Movimento das Forças Armadas.
Durante o dia, o Mercado da Primavera registou, através da
cultura e das artes, outros eventos de saudação à Liberdade que o Movimento das
Forças Armadas nos trouxera.
O grupo de teatro A Comuna concebeu um
espectáculo, vulgo cegada, em que figuras notórias da ditadura eram
caricaturadas.
O espectáculo estava a ser transmitido, em directo, pela
Televisão, mas a emissão foi subitamente interrompida quando o actor, que fazia
de Cardeal Cerejeira, proferia estas palavras:
Senhor Presidente da República. Senhor Presidente do Conselho. Filhas, artistas e filhos meus muito queridos em vosso Senhor Jesus
Cristo. Pedem a o patriarca Cerejeira que diga algumas palavras nesta festa de
artistas. Que palavras pode dizer o patriarca de Lisboa senão fazer cantar como
um apóstolo anima mea gaudiae pinctome, canatatis, representatis, pictos,
pictos, picta.
Que palavras pode dizer o cardeal de Lisboa senão o fazer exultar de alegria a arte. O grito do Natal ressoa em nós quando a arte se transforma em parte e se parte para a Arte que é o particípio do Espírito Santo.
Esta é a festa dos artistas em que pelo que fazeis dais glória aos nossos governantes que mais não fazem que executar a vontade de Deus e a vontade do povo, salvo seja…
Que palavras pode dizer o cardeal de Lisboa senão o fazer exultar de alegria a arte. O grito do Natal ressoa em nós quando a arte se transforma em parte e se parte para a Arte que é o particípio do Espírito Santo.
Esta é a festa dos artistas em que pelo que fazeis dais glória aos nossos governantes que mais não fazem que executar a vontade de Deus e a vontade do povo, salvo seja…
Passados poucos minutos, a locutora Alice Cruz, leu o
seguinte comunicado:
O programa que transmitíamos em directo do Mercado da
Primavera foi interrompido por ordens superiores, estranhas aos trabalhadores
da televisão que manifestam o seu repúdio por tal medida, pelo que oportunamente
tomarão a atitude conveniente.
A ordem de interrupção fora ordenado pelo Major Mariz
Fernandes, representante da Junta de Salvação Nacional na RTP .
No dia seguinte, Raul Rego, ministro da Comunicação
Social, emprestou a sua concordância com o acto censório, e acrescentou:
Temos que ter em consideração os sentimentos de parte
da população portuguesa.
Passados dias, o Conselho Permanente do Episcopado
divulga um comunicado afirmando a sua mais viva indignação por esse
espectáculo que foi sentida pela generalidade da população católica de
Portugal.
Legenda:
a) Pormenor do mural
colectivo tirado de Entre
as Brumas da Memória
b) Fotografia da
feitura do mural, tirada de O Século
de 12 de Junho de 1974
c) Fotografia da
representação da cegada de A Comuna
tirada do Expresso de 15 de Junho de 1974.
Fontes: Recortes de acervo pessoal, Diário de Uma Revolução, Mil Dias Editora, Lisboa, Janeiro de 1978, Portugal Depois de Abril de Avelino Rodrigues, Cesário Borga, Mário Cardoso, Edição dos Autores, Lisboa, Maio de 1976, Portugal Hoje, edição da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, A Funda, Artur Portela Filho, Editora Arcádia, Lisboa
Fontes: Recortes de acervo pessoal, Diário de Uma Revolução, Mil Dias Editora, Lisboa, Janeiro de 1978, Portugal Depois de Abril de Avelino Rodrigues, Cesário Borga, Mário Cardoso, Edição dos Autores, Lisboa, Maio de 1976, Portugal Hoje, edição da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, A Funda, Artur Portela Filho, Editora Arcádia, Lisboa
Texto publicado no dia 16 de Junho de 2014.
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