sexta-feira, 19 de junho de 2020

OLHAR AS CAPAS



A Minha Mulher

Luiz Pacheco
Tradução: Luiz Pacheco
Capa e ilustrações Luís Filipe
Edições Contraponto, Setúbal, Abril de 1996

Agora em minha casa, no pátio e mais longe ainda, vai uma lida insana. O doutor Sobole costuma chamar a isto «a orgia da caridade». A minha mulher vem muitas vezes a minha casa e, com a sua expressão monacal, inspeciona com um olhar penetrante todas as salas, como se ainda ali procurasse alguma coisa mais que possa ser dada aos famintos, para «encontrar a justificação da sua vida». E prevejo que, graças a ela, dentro de pouco tempo nada restará da nossa fortuna; ficaremos pobres.
Mas isso não me inquieta grandemente e sorrio-lhe com alegria. Desde que me embrenhei na turba dos indiferentes, também eu me tornei indiferente; e sinto-me bem assim.
O que virá a ser de nós mais tarde, não o sei.

Sem comentários: